segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Surrealismo na atualidade e religião.

Podemos comparar essa imagem com a vida real, onde o cavalo, os elefantes e as outras aberrações simbolizam os grandes problemas do nosso cotidiano, e a pessoa com o crucifixo na mão representa o povo crente, as quais sempre procuram Deus para resolver os seus problemas, não se preocupando com a grandeza e intensidade do problema, pois Deus é “maior” que tudo e sempre irá salvar e ajudar todos os seus fiéis.
Também podemos entender que aberrações são símbolos de coisas ruins, ou seja, o fato de não corresponder com os padrões da sociedade significa que talvez devêssemos combater isso e manter distância.



Enfim, as imagens surrealistas podem ser amplamente relacionadas com as atualidades.

By Julia

Ligação com a 2ª Guerra Mundial e atualidade

Continuando a análise seguindo as idéias de Sigmund Freud onde o "surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa" buscamos outra obra com sua perspectiva voltada agora sobre a Segunda Guerra Mundial.


Na mesma época, na França, o pintor cubista Pablo Picasso fazia "Guernica" acerca da guerra civil espanhola desencadeada a partir do bombardeio à pequena cidade. No mesmo contexto Dalí criou "Construção mole com feijões cozidos", mesmo sendo uma figura bem mais caricata que Picasso, Salvador Dalí soube representar com tamanha agressividade o assunto. Como pode-se observar na obra abaixo.



Depois da década de 40 os autores surrelistas continuaram a se encontrar, especialmente em Paris, com registros até 1960. E a ideologia é tida hoje como uma fuga da imaginação que vai "além do real, não submetido à nenhuma lógica aparente".

By Taisa

Ligação com Freud

Podemos analisar o surrealismo sob os ideais da psicanálise
pois valorizava as descobertas de Freud, acerca do inconsciente e dos estudos da psicanálise sobre os mecanismos do sonho, suas relações com a realidade e também com a arte. Nesse sentido, os surrealistas usam algumas propostas do romantismo, especialmente na valorizaçao do mistério ou na idealização do corpo humano.


Na imagem abaixo, de Salvador Dalí podemos ver:
As gavetas do inconsciente segundo as teorias de Freud que são"espécies de alegorias da psicanálise, que ilustram uma tendência para aspirarmos o odor narcísico de cada uma das nossas gavetas".

Podemos fazer a seguinte leitura:
"O corpo humano é como um objeto que guarda coisas...
como se pode ver na gaveta do meio, existem alguns panos de fora, que na vida real é representado pelo intestino, mas no inconsciente são os problemas do cotidiano.
Dá para ver também que é um corpo metade jovem e metade velho,
olhe as pernas e olhe os braços...
Já a ponta das gavetas de cima sao os mamilos, mas não é possivel identificar se é homem ou mulher"
Descrição da obra pela aluna Camile Fecci

Associação com a idéia de utopia da obra platônica

O surrealismo teve como grande representante Salvador Dalí.
Suas obras possuem imagens de relógios retorcidos e alguns nomes de obras são bastante sugestivos, ao exemplo de : "Construção mole com feijões cozidos: premonição de guerras civis". Mas iremos citar Dalí em outros momentos.

Poderíamos associar o surrealismo até mesmo à obra "A República" de Platão. Afinal, para os autores, a ideologia não era utópica, afinal em imagens como esta [abaixo] podemos ver que existem elementos reais. Bem como Platão buscou na pólis grega o ideal de cidade.

*Os relógios, o céu, a árvore, são elementos reais apenas retratados de modo ilusório.

By Julia



*Surrealismo


As imagens surrealistas são sempre muito criativas, e também consideradas um pouco "malucas" já que são fruto do imaginário do autor, podendo adquirir diversas formas.
By Taisa


Entendendo um pouco do Surrealismo e suas características...

O surrealismo apresenta ligações com o dadaísmo e o futurismo. Lutando pela elaboração de uma nova cultura, os surrealistas propunham a destruição da sociedade e sua recriação a partir de novas técnicas. Nesse aspecto, são diferentes dos dadaístas, que tinham apenas caráter destruidor.
Em termos de espressão artística, a grande novidade apresentada pelo Surrealismo foi a escrita automática, um método em que o escritor deve deixar-se levar pelos seus impulsos, registrando tudo o que lhe for ditado pela inspiração, sem se preocupar com a ordem, a lógica, ou qualquer outros fatores que possam representar uma barreira ao seu espírito criador.
Os surrealistas procuram atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente ou do inconsciente, realidade que é diferente da realidade empírica, da realidade objetiva.
Por isso, o sonho passa a ser a grande arma de conhecimento proposto pelos surrealistas. No sonho, a realidade e a irrealidade, a lógica e a fantasia coexistem com perfeição.

By Camile